Fazer um planejamento financeiro pessoal é um grande desafio para a maioria das pessoas, buscar um equilíbrio entre despesas e receitas é o primeiro passo para uma vida saudável nas finanças.
Ao tornar o controle financeiro parte da sua rotina, você consegue verificar exatamente onde o dinheiro está sendo aplicado, e evitando surpresas no futuro.
Neste post quero dar algumas dicas de como começar a ter o hábito de controlar dia a dia suas finanças pessoais, ter esse equilíbrio entre as receitas e despesas, vamos lá!
Primeiro passo:
Escolha um momento do dia para listar todos os seus gastos mensais, este tempo que você irá dedicar a listar seus gastos, é um momento que não deverá ser interrompido, é colocar no papel tudo que está relacionado aos gastos, gastos pessoais, da casa, com estudo, com pet…etc.
Segundo passo:
Utilize o TeuControle.com para lançar os gastos, depois que fizer este lançamento, coloque a receita – valores como salário, alugueis, ganhos…etc.
Terceiro passo:
Analise os débitos (gastos) e os créditos (ganhos), se o resultado for positivo ótimo, e se sobrou alguma reserva, melhor ainda. Este é o momento para analisar se este saldo positivo pode ser investido em uma poupança, aplicação ou projetos.
Caso o saldo seja negativo, o momento é de questionamento, aonde podemos mexer para reduzir os custos e buscar uma uniformidade nos gastos, que não irão impactar negativamente no meu dia a dia. É ter clareza nos objetivos, é envolver todos da família, para buscar uma situação confortável e uma vida financeira saudável.
Quarto passo:
Faça um planejamento de compras, a compra por impulso é um dos grandes vilões do planejamento, sempre se pergunte:
Eu preciso disso, é realmente necessário, eu posso pagar por isso, não irá comprometer meu planejamento?
Entenda os parcelamentos, as vezes pagar à vista é melhor negócio.
Quinto passo:
Planeje, planeje, planeje…é só com este hábito você irá ter nas suas mãos o controle financeiro, lance do cafezinho, a grandes compras, no começo faça isso diariamente, pelo menos uns 30 dias, depois semanalmente, quanto mais praticar o planejamento, mais simples ele se tornará e mais seguro você estará com suas finanças.
Quer saber mais como melhorar o seu planejamento pessoal financeiro, escreva as suas dúvidas ou sugestões, assim poderemos ajudá-lo.
Até o próximo post…
Equipe Teucontrole