O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 será de 15 de março a 31 de maio. O programa de declaração do Imposto de Renda 2023 será liberado no dia 15 de março.
Mesmo tendo um prazo bem tranquilo para entregar a sua declaração a minha sugestão é que você não deixe para começar no último dia, mesmo sabendo que sempre tem prorrogação o ideal é fazer logo no começo, revisar com atenção e entregar para ficar logo livre disso e não correr o risco de perder o prazo.
Quem deve declarar o Imposto de Renda 2023?
É obrigado a declarar o Imposto de Renda quem recebeu rendimentos tributáveis em 2022 em valores superiores a R$ 28.559,70 ou ganhou mais de 40 mil reais em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no ano, como indenizações trabalhistas ou rendimento de poupança.
O que acontece com quem não entregar a declaração do IR no prazo?
Quem não entregar a declaração no prazo está sujeito a multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. Sendo assim é bom não deixar para fazer na última hora.
Caso você perca o prazo, além da multa, terá que pagar o juros, ou seja, quem não entregar a declaração vai sentir no bolso.
Existe algum jeito fácil de fazer a declaração do IR 2023?
Uma alternativa para simplificar o processo de entrega é utilizar a declaração pré-preenchida. Assim como no ano anterior, essa opção estará disponível para os contribuintes prata e ouro em suas contas no GOV.BR.
Comprei Bitcoin, preciso declarar no Imposto de Renda?
Comprou Bitcoin ou qualquer outra cryptomoeda em alguma exchange? agora isso vem na sua declaração pré-preenchidas, caso a exchange tenha notificado a receita, o que é obrigatório. (Obrigação da IN/RFN nº 1888/2019)